Nós Servimos. Nós Acreditamos.

Atendimento Programa de visão

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

“Previna-se do Diabetes”


“14 de novembro” é o dia mundial de combate ao Diabetes.

 Foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O símbolo da campanha é um círculo azul.

            Pesquisas apontam que no Brasil 13,5% dos adolescentes e adultos apresentam elevação na taxa de glicose no sangue. Seriam pessoas diabéticas ou pré-diabéticas sendo que 50% não são sabedores desta condição.
            Estimamos que em Taquara cerca de 7000 pessoas são ou serão diabéticas se nada for feito. Um pré-diabético com bom controle alimentar e atividade física nunca será um diabético. Os sintomas mais freqüentes são: sensação de fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito, infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, enfraquecimento muscular, pressão baixa ou alta,  formigamento nos pés e furúnculos, complicações de feridas nos pés que podem levar à amputação, excesso de transpiração e impotência. As complicações do diabetes são muito graves: distúrbios na visão até cegueira, problemas renais graves, Infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, amputações de membros, entre outras.

Nosso projeto:

1-     Lançamento da campanha
·         Cerimônia no dia 31 de outubro no Centro Educacional Índio Brasileiro Cézar

2-     Ações preventivas para levantamento da população de risco:
·                   Feiras de Saúde
·                   Atividades rotineiras dos postos de saúde

3-     Ações de conscientização e prevenção contra o Diabetes:
·                   Palestras em escolas - Distribuição panfletos no centro da cidade
·                   Camisetas fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde e empresas – vestida no dia 14 de novembro e uma vez por mês
·                   Redes sociais - Faixas alusivas em dois pontos estratégicos da cidade
·                   Divulgação através do Jornal, Rádio e outras Mídias
·                   Cartazes em 200 ônibus da CITRAL e outros pontos da cidade
·                   Vitrines das lojas com cartazes e decoradas com a cor azul no dia 14 de novembro

4-      Agentes multiplicadores da campanha:
·                   Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas e Fisioterapeutas
·                   Professores da rede pública e de escolas particulares
·                   CDLFACCATUNIPACS - CICS VP  - Clubes de serviços - Mídia
·                   Empresas patrocinadoras do LIONS E LEO e outras entidades empresariais
·                   Associações de bairrosSindicatos - Academias de ginástica
·                   Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário














Nenhum comentário:

Postar um comentário